Jacques Cousteau – o protetor dos mares

Capitão Jacques-Yves Cousteau deixou sua marca para sempre no planeta e nos oceanos. Quando Cousteau e sua equipe embarcaram a bordo do Calypso para explorar o mundo, ninguém sabia sobre os efeitos da poluição, sobre a super exploração de recursos e desenvolvimento costeiros. Os filmes de aventuras do Calypso chamaram a atenção do público para as consequências ambientais potencialmente desastrosas da negligência humana. Cousteau, através de sua vida e sua obra, foi a voz mais importante para a preservação ambiental.

Em 1956,  Jacques Cousteau levou a vida do oceano para as telas de televisão de uma forma jamais vista. Ele desvendou a vida nos recifes de corais e nas camadas mais fundas do oceano. Seu trabalho inspirou gerações de mergulhadores e biólogos marinhos. Seus documentários pioneiros foram possíveis graças às suas descobertas tecnológicas. Cousteau foi essencial no desenvolvimento dos equipamentos de mergulho, câmeras subaquáticas e mini submarinos.

Frases de Jacques Cousteau 

“Ao longo da história, o homem teve de lutar contra a natureza para sobreviver; neste século, ele está começando a perceber que, para sobreviver, ele deve protegê-la. ”

“A água e o ar, os dois fluidos essenciais para toda forma vida, tornaram-se latas de lixo globais.”

“Nós estamos vivendo em uma sucessão interminável de absurdos impostos pela lógica míope de pensar a curto prazo.”

“O que é um cientista, afinal? É um homem curioso que olha através de um buraco da fechadura, o buraco da fechadura da natureza, tentando saber o que está acontecendo.”

“O mar, o grande unificador, é a única esperança do homem. Agora, como nunca antes, a velha frase tem um significado literal: estamos todos no mesmo barco.”

“A humanidade provavelmente fez mais dano à Terra no século 20 do que em toda a história humana anterior.”

“Eu disse que os oceanos estavam doentes, mas eles não vão morrer . Não há morte possível nos oceanos – sempre haverá vida – mas eles estão ficando mais doentes a cada ano”

“A verdadeira cura para os nossos problemas ambientais é entender que o nosso trabalho é para salvar a Mãe Natureza. Estamos enfrentando um inimigo formidável nesse campo. São os caçadores… e convencê-los a deixar suas armas em casa está muito difícil. ”

Fonte: Cousteau

No Comments.

Leave a Reply

(obrigatório)

(obrigatório)